Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Siga-nos nas redes sociais:

Especialista afirma que Guarda Armada é necessária ao combate à violência em Sinop

Sinop conta atualmente com 50 guardas municipais 03/02/2017 - 17:32:51

O especialista em Segurança Pública e presidente da ONG SOS Segurança da Vida, Mauricio Domingues Silva (o Naval) reforçou, durante reunião na quinta-feira (02), aos vereadores da Câmara Municipal de Sinop (MT) a urgência da implantação da Guarda Armada na cidade. “Somente os policiais do estado não conseguem mais suprir a demanda da sociedade, prova disso é que a violência perdeu o controle e a única opção que prefeitos e vereadores têm com relação a incremento da segurança é colocar em operação a Guarda Municipal Armada. Não tem como a guarda fazer segurança pública desarmada, essa ferramenta de trabalho é necessária”, esclarece Naval.

Sinop conta atualmente com 50 guardas municipais. Tendo como base esse número, o especialista destaca que seria necessário cerca de seis meses de qualificação para colocar a Guarda Armada em operação, seguindo o que a Secretaria Nacional de Segurança Pública determina com relação à capacitação desses profissionais. “A Guarda Armada pode gerar ainda economia para o município. A presença desses agentes deve deixar a sociedade mais segura. É urgente termos esse efetivo somando trabalhos com a Polícia Militar e Civil no combate ao crime”, complementa o especialista.

O presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa da Polícia Civil, delegado José Paulo Pires, frisa que a implantação da Guarda Municipal Armada é emergencial em diversas cidades do Brasil. “A implantação é sem duvida a salvação da segurança publica no país. As policias Civil e Militar não estão conseguindo executar de forma plena suas atribuições e é necessário que os poderes executivos e legislativos municipais se atentem para a importância e benefícios e implantem urgentemente a Guarda Armada Municipal nas cidades brasileiras”, ressalta o delegado. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Bortoli (PMDB), informou que a Secretaria de Trânsito de Sinop pode suplementar seu orçamento por meio de levantamento que deve ser repassado primeiro a Secretaria de Finanças. “A causa é urgente e a solicitação chegando à Câmara, acredito que não teremos dificuldades de aprovar uma suplementação no orçamento da Secretaria de Trânsito com essa finalidade. É interesse de todo político e cidadão que quer ver melhora na segurança que a Guarda Armada esteja operando o mais breve possível”, afirma Bortoli.  

O guarda municipal Altair Pereira, destaca que Sinop precisa de mais pessoas atuando na segurança. “Para deixar a população mais segura e também é uma expectativa da categoria que fica exposta a diversos riscos durante a execução dos serviços. A Guarda Armada é um benefício para a população e também para a nossa corporação”, observa o agente. 

Em Mato Grosso, o município de Lucas do Rio Verde foi o primeiro a implantar a Guarda Municipal, como conta o secretário de Segurança e Defesa Social, Alexandre William de Andrade, que acompanhou a reunião. “Pretendemos implantar a Guarda Armada também em Lucas do Rio Verde. Precisávamos de mais informações e de pessoas que pudessem executar os serviços de capacitação. Muitas duvidas foram sanadas por meio das explicações do Naval. Além de fazer o trabalho preventivo e de orientação, queremos também os agentes somando forças no trabalho repressivo junto a PM e Polícia Civil da nossa cidade”, finaliza Andrade. 

Foto: Dieny Vieira 

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

18/08/2022 | CAIXA 2

TSE decide na terça se cassa deputado acusado de "laranjal familiar" em MT

Neri é candidato a senador em aliança com PT.

18/08/2022 | PAUTAS DE DIREITA

Candidato defende armamento civil como direito à autodefesa

Coronel Assis disse haver “senso comum” sobre assunto e cita ações que fará caso seja eleito

17/08/2022 | BOLSONARO

Bolsonaro promete manter zerados impostos federais de combustíveis

Candidato disse ter conversado sobre tema com ministro da Economia

17/08/2022 | IRREGULAR

Justiça aponta falha e suspende divulgação de pesquisa eleitoral em MT

Magistrado entendeu pequeno número de pessoas ouvidas pode beneficiar um grupo nas eleições

17/08/2022 | SINOP - ELEIÇÕES 2022

Senador afirma que PL quer ex-prefeita de Sinop na gestão da campanha de Bolsonaro

16/08/2022 | COMEÇOU; LISTA

Veja o que pode e não pode na campanha eleitoral deste ano

Entre itens, os alto-falantes ou amplificadores de som podem funcionar entre 8h e 22h

15/08/2022 | LEGISLATIVO SINOP

Câmara aprova quatro Projetos de Lei durante sessão ordinária

Outros seis projetos foram encaminhados às comissões – sendo quatro deles vindos do Poder Executivo.

15/08/2022 | MAIS SAÚDE

Dorner cobra em Cuiabá atenção para abertura de UTI’s pediátricas em Sinop

Atualmente, a única referência na região é o Hospital Santo Antônio, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) com sete leitos de UTI Neo.

15/08/2022 | ELEIÇÕES 2022

Justiça Eleitoral recebe 28 mil registros de candidatura às eleições

Dados estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, do TSE

12/08/2022 | ATA ATUALIZADA

MDB oficializa aliança com PL, mas maioria apoia Neri Geller

MDB rafiticou a liberação dos seus filiados para apoiarem outras candidaturas ao Senado.

12/08/2022 | NOVO ESPAÇO

Prefeitura inaugura segunda novo espaço de atendimento ao contribuinte: confira os setores e serviços

O prédio está localizado no coração de Sinop, de fácil identificação pelos contribuintes, na Av. Gov. Júlio Campos, nº 1232, Centro.

11/08/2022 | DEU EM A GAZETA

Reajuste do STF gera efeito cascata para 701 no Estado

Na lista estão a Assembleia, governo, Ministério Público e Tribunal de Contas.